Revista Radiações

Procedimento de Revisão por pares

A revista segue um sistema de revisão duplamente cega (double-blind peer review), o que significa que tanto os autores quanto os revisores permanecem anónimos durante o processo de revisão. Por este motivo, a submissão do artigo é feita de forma separada entre a Folha de Rosto e o Manuscrito propriamente dito: 

Folha de Rosto (com dados dos autores): título; nome e afiliação de todos os autores; endereço postal completo e e-mail do autor de correspondência; agradecimentos; declaração de conflito de interesses de todos os autores; contribuição autoral (CRedit); utilização de tecnologia acessória de Inteligência Artificial (ver Download de Documentos).

Manuscrito anonimizado: o corpo do manuscrito não deve incluir qualquer tipo de identificação dos autores nem as suas afiliações (ver Download de Documentos).

Essa divisão é necessária para garantir o processo de revisão cega e imparcial.

 

Todos os artigos ou documentos enviados são inicialmente avaliados pelos membros da equipa editorial, onde é feita uma primeira avaliação de conformidade, de acordo com as instruções para os autores. Os artigos e documentos podem ser recusados nesta fase, sem envio a revisores.

A decisão de aceitação da publicação está sob o parecer favorável de dois revisores externos. A análise efetuada pelos revisores deve ser orientada pelas normas editoriais da Radiações.

No processo de revisão por pares, os revisores preenchem o Relatório de Revisão (ver Download de Documentos) adequado à tipologia do artigo.

O artigo, devidamente anonimizado quanto à autoria, é enviado a 2 revisores especializados no tema do artigo em avaliação, que avaliam a aceitabilidade do artigo para publicação, através de Relatório de Revisão desenvolvido para o efeito, catalogando o artigo em:

  • Aceite sem alterações
  • Aceite com modificações minor
  • Aceite com modificações major
  • Rejeitado

(O artigo é considerado aceite para publicação de forma condicional com revisões minor, quando existir a necessidade de o autor efetuar correções com pouco impacto no desenvolvimento do artigo (exemplo: correções ortográficas ou de redação, correções gráficas em tabelas ou gráficos, etc))

O artigo é considerado aceite para publicação de forma condicional com revisões major, quando existir a necessidade de o autor efetuar correções que tenham impacto no desenvolvimento do artigo (exemplo: reformulação e atualização da bibliografia, reformulação de secções, etc))

 

Se não existir concordância entre os dois revisores, é solicitada a avaliação a um terceiro revisor externo. A decisão final de aceitação ou de rejeição é do Editor-Chefe e Editores-Adjuntos da revista.

 

Antes de iniciar a Revisão

Antes de aceitar e iniciar o processo de revisão do artigo, o revisor deve considerar: 

  • O artigo corresponde à sua área de especialização? Aceite apenas se considerar que pode disponibilizar uma revisão de qualidade. 
  • Existe algum potencial conflito de interesses?  
  • Tem tempo disponível? Tenha em mente que rever um artigo pode ser muito trabalhoso. Antes de se comprometer com a revisão, certifique-se que consegue cumprir o prazo indicado.
  • O trabalho do revisor é a título de voluntariado, sendo a retribuição apenas o sentimento de contributo para a ciência.
  • Os revisores têm a função essencial de auxiliar o editor a decidir se um artigo cumpre com os requisitos, ou não, para a publicação. O seu parecer não é vinculativo.

 

Prazos

Ao revisor é enviado uma cópia digital com a informação do tempo pretendido para a revisão do artigo que lhe foi destinado, mediante as regras determinadas e o seu parecer final. Em caso de impossibilidade da avaliação ou de cumprimento de prazos, espera-se que o revisor informe o corpo editorial, possibilitando a atribuição de algum outro revisor ou um ajuste na equipa de revisores.

 

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais