Princípios Ético-Legais Fundamentais
Normas éticas para publicação na Revista Radiações
A Revista Radiações orienta-se pelos princípios éticos do Committee on Publication Ethics (COPE), para garantir que todos os envolvidos na publicação, nomeadamente autores, editores, revisores, trabalham de forma íntegra e transparente e com base em práticas responsáveis.
Considerações de natureza ética e profissional
Ética na pesquisa
O(s) autor(es) devem garantir que a pesquisa foi realizada de forma honesta, precisa e segura, sem manipulação ou falsificação de resultados.
Plágio
É proibida a apresentação de cópias totais ou parciais de outros trabalhos (plágio, autoplágio ou reciclagem de texto). Na utilização de ideias e/ou publicações de outros é obrigatória a atribuição do devido crédito aos autores.
A reprodução de matérias de outras publicações, como imagens, figuras ou gráficos, devem ter a respetiva autorização, e/ou constar nas referências.
Autoria e contribuição
A informação sobre a contribuição individual de cada autor numa produção científica tem de ser colocada na folha de rosto do artigo. A Revista Radiações utiliza a taxonomia CRedit.
Utilização de dados
O acesso, manuseio, registo, armazenamento e partilha de dados deve ser cuidadoso e garantir a salvaguarda dos proprietários e em conformidade com parecer da Comissão de Ética (se aplicável).
Conflito de interesses
Os autores devem declarar potenciais conflitos de interesse na declaração de responsabilidade autoral. Neste contexto, os autores são obrigados a divulgar quaisquer relações financeiras e pessoais que existam relativamente ao trabalho que é submetido. Devem igualmente identificar eventuais benefícios que possam vir a estar associados à publicação do artigo, incluindo: ações ou interesses financeiros em empresas ou outras instituições, salários ou prémios, bolsas ou outras formas de financiamento, consultorias, direitos de patentes ou quaisquer outros tipos de relações financeiras. Quaisquer outras relações pessoais, profissionais, políticas, religiosas, ou de qualquer outro tipo que os leitores possam considerar passíveis de influência em relação ao artigo em publicação deverão igualmente ser reportadas. Esta informação será mantida confidencial durante a revisão do manuscrito e não influenciará a decisão editorial, mas será publicada com o artigo se este for aceite. A existência de conflitos de interesse para publicação de um artigo não constitui motivo para a sua rejeição, desde que tais conflitos de interesse sejam devidamente declarados. Em caso de dúvida sobre o que constitui um interesse financeiro ou pessoal relevante, os autores devem contactar o editor chefe.
Os autores devem preencher a declaração de interesses no formulário Declaração Ético-Legal, de responsabilidade autoral e conflito de interesses, que será armazenada com os documentos da revista.
Publicação fraudulenta
Poderá ser considerada publicação fraudulenta, um artigo que não respeite as normas de boa conduta científica, nomeadamente no que respeita à autenticidade dos dados, metodologia inadequada, plágio ou uso inadequado de IA, manipulação de imagens e/ou de resultados. No caso de ser identificado um artigo com má conduta científica, o editor pode publicar uma retratação e iniciar o processo em conformidade com o definido pelo COPE.
Proteção dos Participantes da Investigação e Consentimento Informado
A caracterização dos casos ou situações descritas nos artigos deve garantir a privacidade dos participantes e não permitir a identificação dos doentes/utentes envolvidos.
Antes da submissão dos artigos, os autores devem obter todas as autorizações necessárias, sempre que aplicável, nomeadamente de Comissões de Ética e/ou Consentimento Informado de utentes. Os autores devem assegurar que o estudo que deu origem ao artigo que submetem para publicação está em conformidade com os princípios éticos e legais, quer no decurso da investigação quer na publicação, nomeadamente com as recomendações da World Medical Association Declaration of Helsinki, revistas em Outubro de 2013 e disponível em http://www.wma.net/en/20activities/10ethics/10helsinki/ e as recomendações adotadas em Recommendations for the Conduct, Reporting, Editing, and Publication of Scholarly work in Medical Journals. – Elaborada pelo International Committee of Medical Journals (ICMJE), revista em 2014, disponível em http://www.icmje.org/recommendations e do Committee on Publication Ethics (COPE). (http://publicationethics.org/resources/guidelines).
Quando num trabalho submetido à Revista Radiações se descrevem experiências realizadas em humanos deve especificar-se que aos participantes foi explicado de forma completa a natureza, objetivos e procedimentos do estudo e que se obteve deles o consentimento. Esta informação deve constar do texto do artigo. Qualquer suspeita de má conduta será investigada e denunciada. Os manuscritos submetidos devem respeitar as exigências para submissão de manuscritos a revistas biomédicas.
O tratamento do consentimento informado do(s) utente(s) participante(s) do(s) estudo(s) ou caso(s) clínico(s) será tratado de forma confidencial.
Declaração de Boas-práticas de Publicação
A Revista Radiações é uma revista científica, multidisciplinar, na área da saúde, com enfoque nas áreas da Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear. É propriedade da Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear – ATARP.
A Revista Radiações está empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação e adota os princípios da declaração de ética e de boas práticas de acordo com o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Revistas do Comité sobre ética na Publicação – COPE (disponível em http://publicationethics.org/).
Declaração de Ética, de Responsabilidade e Conflito de Interesses
Os autores que publicam na Revista Radiações devem assinar uma Declaração Ético-Legal, de Responsabilidade Autoral e Conflito de Interesses. Ao assinarem a declaração, os/as autores/as afirmam que:
- O artigo a ser submetido à Revista Radiações é original, não se encontra publicado em qualquer outra revista, livro de atas ou capítulo de livro e não está atualmente em apreciação, na íntegra ou em partes, por outra revista;
- Os/as autores/as conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC-BY-NC-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- O artigo não tem plágio nem incumpre sobre as regras em vigor de utilização de IA e cumpre com rigor os processos de referenciação e citação estabelecidos pela Revista;
- O artigo descreve com precisão, na metodologia, o cumprimento de todos os aspetos ético-legais para realização da investigação;
- Todos/as os/as autores/as do artigo assumem total responsabilidade por qualquer má prática inerente aos princípios acima descritos, ou quaisquer outros que prejudiquem a dignidade científica da Revista e os princípios de rigor da comunidade científica;
- A aprovação de uma instituição deve ser apresentada (se aplicável);
- O parecer da Comissão de Ética deve ser apresentado (se aplicável);
- Reportam todos os conflitos de interesses (pessoais, comerciais, académicos, políticos ou financeiros);
- Todos os apoios financeiros e materiais recebidos para o desenvolvimento da investigação estão descritos no texto.
Todos os autores devem ler e concordar com as condições apresentadas nesta declaração e, se for aplicável, concordar com o facto de o autor correspondente poder assinar em seu nome.
Responsabilidade dos autores
O conteúdo dos artigos, bem como as opiniões expressas é da exclusiva responsabilidade dos seus autores, aos quais compete respeitar e cumprir as normas e orientações de publicação da Revista Radiações. Assim como, caso seja aplicável, garantir a existência de parecer de comissão de ética, consentimento informado e/ou autorização institucional.
Responsabilidades do Editor-Chefe e equipa editorial
O Editor Chefe é responsável pela supervisão e coordenação do conteúdo científico da Revista Radiações, gere a equipa editorial e o fluxo das publicações.
Todos os artigos ou documentos enviados são inicialmente avaliados pelos membros da equipa editorial, onde é feita uma primeira avaliação de conformidade, de acordo com as instruções dadas aos autores. Os artigos e documentos podem ser recusados nesta fase, sem envio a revisores.
Responsabilidades dos revisores
Os revisores apreciam a publicação científica, a metodologia e os resultados e a importância da sua publicação. Elaboram relatório com parecer, em conformidade com as normas editoriais da Radiações onde constem comentários e/ ou sugestões para os autores. Todos os revisores cumprem as normas éticas e estão obrigados a manter sigilo sobre os artigos que lhe são enviados.
Contribuição Individual dos autores
A informação sobre a contribuição individual de cada autor numa produção científica tem de ser colocada na folha de rosto do artigo (Anexo 3). Para isso, os/as autores/as devem utilizar a metodologia denominada Contributor Roles Taxonomy (CRedit) – https://credit.niso.org/
A taxonomia CRedit surgiu por se considerar que a maioria das convenções sobre a contribuição individual dos autores não representa a variedade de funções que os investigadores têm para os artigos. Desta forma, CRedit é uma taxonomia, que representa a contribuição de cada autor em 14 funções específicas. As 14 funções são as seguintes:
- Concetualização: ideias, formulação ou evolução de objetivos e metas abrangentes da investigação;
- Curadoria dos dados: atividades de gestão no que respeita à produção de metadados, limpeza e manutenção de dados de pesquisa (incluindo código de software) para utilização inicial e reutilização;
- Análise formal: aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo;
- Aquisição de financiamento: aquisição de apoio financeiro ao projeto;
- Investigação: realização de um processo de investigação, executando especificamente as experiências e a recolha de dados/evidências;
- Metodologia: desenvolvimento ou desenho da metodologia e/ou criação de modelos;
- Administração do projeto: responsabilidade de gestão e coordenação pelo planeamento e execução das atividades de investigação;
- Recursos: fornecimento de materiais de estudo, materiais, amostras de laboratório, instrumentos, recursos de computação ou outras ferramentas de análise;
- Software: programação, desenvolvimento de software, conceção de programas de computador, implementação do código de computador e algoritmos de suporte, teste de componentes de código existentes;
- Supervisão: responsabilidade de supervisão e liderança pelo planeamento e execução da atividade de investigação, incluindo orientação externa à equipa principal;
- Validação: verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicabilidade geral dos resultados e das experiências e outros resultados de investigação;
- Visualização, preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado;
- Redação do rascunho original: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, redação específica do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva);
- Redação – revisão e edição: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por pessoas do grupo de pesquisa original, revisão crítica, comentário ou revisão, incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.

https://orcid.org/0000-0001-6547-2437




.png)






.jpg)



