Revista Radiações

Condições de Submissão

O processo de submissão exige o envio do documento via correio eletrónico para revistaradiacoes@atarp.pt com o assunto “TIPO DE ARTIGO_NOME DO ARTIGO”, identificando o contacto principal e secundário no corpo do e-mail.

Os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão dos trabalhos em relação a todos os itens listados a seguir:

  • O artigo a ser submetido à Revista Radiações é original, não se encontra publicado em qualquer outra revista, livro de atas ou capítulo de livro e não está atualmente em apreciação, na íntegra ou em partes, por outra revista;
  • O artigo não tem plágio e cumpre com rigor os processos de referenciação e citação estabelecidos pela Revista;
  • Quando os autores utilizam Inteligência Artificial (IA) generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de escrita, estas tecnologias devem ser usadas apenas para melhorar a legibilidade e a linguagem do trabalho. A aplicação da tecnologia deve ser realizada com supervisão e controlo humano, e os autores devem rever e editar cuidadosamente o resultado, pois a IA pode gerar conteúdos incorretos, incompletos ou tendenciosos. Os autores são, em última instância, responsáveis pelo conteúdo do trabalho. Os autores devem divulgar e assinalar no seu manuscrito o uso de IA e de tecnologias assistidas por IA, e uma declaração será incluída no trabalho publicado antes das referências bibliográficas, onde conste a(s) ferramenta(s) utilizada(s) e a função da mesma no documento. A declaração do uso destas tecnologias promove a transparência e a confiança entre autores, leitores, revisores, editores e colaboradores, além de facilitar o cumprimento dos termos de utilização da ferramenta ou tecnologia relevante. A IA e as tecnologias assistidas por IA não devem ser listadas como autoras ou co-autoras;
  • O artigo descreve com precisão, na metodologia, o cumprimento de todos os aspetos ético-legais para realização da investigação;
  • Todos os autores do artigo assumem total responsabilidade por qualquer má prática inerente aos princípios acima descritos, ou quaisquer outros que prejudiquem a dignidade científica da Revista e os princípios de rigor da comunidade científica;
  • Existência de autorização institucional (quando aplicável);
  • Os autores reconhecem que são responsáveis pelo conteúdo dos artigos submetidos à revista;
  • Existência de parecer da Comissão de Ética, quando aplicável;
  • O respeito pelos princípios do conflito de interesses:
  • Os autores submetem o artigo de acordo com as regras, padrões de estilo e requisitos bibliográficos da revista
  • Os autores assinam e anexam na submissão a Declaração Ético-Legal, de Responsabilidade e Conflito de Interesses (disponivel no separador Download de Documentos);

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Declaração de Direitos de Autor

Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;

Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da primeira publicação nesta revista, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

Tipologia de Artigos aceite

A Revista Radiações publica artigos originais nas seguintes tipologias:

Artigos originais de investigação

  • Estudos Experimentais
  • Estudos Observacionais
  • Ensaios Clínicos

Artigos de Revisão da Literatura

  • Revisão Sistemática
  • Meta análise

Casos Clínicos

Artigos de Educação Contínua

Notas Técnicas

Cartas ao Editor

Artigos de Originais de Investigação

Trabalho original com uma abordagem de evidência prática referente a investigação e com resultados significativos e conclusivos. Enquadram-se nesta tipologia de artigos os trabalhos desenvolvidos no âmbito de Estudos Experimentais, Estudos Observacionais e Ensaios Clínicos. Os artigos submetidos para esta tipologia devem seguir o formato científico standard: Título, Resumo (máximo de 250 palavras), Palavras-Chave (3 a 6 palavras), Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas (máximo de 3500 palavras, excluindo da contangem o título, o resumo, as palavras-chave, as referências bibliográficas, as tabelas e as figuras e suas legendas).

Artigos de Revisão

Trabalho de aprofundamento e atualização do estado do conhecimento ou prática relativos a temas relevantes, com avaliação de um conjunto de dados provenientes de diferentes estudos. Enquadram-se nesta tipologia de artigos as revisões sistemáticas e as meta-análises. Não serão aceites revisões narrativas.

Devem ser elaborados de acordo com a seguinte estrutura: Título, Resumo (máximo de 250 palavras), Palavras-Chave (3 a 6 palavras), Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas (máximo de 4500 palavras, excluindo da contangem o título, o resumo, as palavras-chave, as referências bibliográficas, as tabelas e as figuras e suas legendas).

Casos Clínicos

Relatos de Casos Clínicos de interesse para Técnicos de Radiologia, de Radioterapia e de Medicina Nuclear referentes à sua prática clínica. A estrutura da publicação inclui Título, Resumo (máximo de 250 palavras), Palavras-chave (3 a 6 palavras), Introdução, História Clínica, Métodos Diagnósticos ou Terapêuticos (máximo de 3 figuras onde as suas legendas fornecerão uma explicação mais detalhada do caso, explorações e achados), Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas (máximo de 2500 palavras, excluindo da contagem o Título, o Resumo, as Palavras-chave e Referências Bibliográficas, máximo de 6 autores e 5 referências bibliográficas). O autor deve declarar no manuscrito que obteve o consentimento informado de todos os indivíduos estudados.

Artigos de Educção Contínua

Artigos educativos com objetivo didático, que permita a atualização na área abordada. Nesta tipologia podem ser submetidos artigos que explorem de forma aprofundada protocolos, diretrizes, assim como partilha de alteração de guidelines ou respostas a questões pertinentes do tema em questão. Os artigos de educação contínua deverão incluir questões para os leitores, para promover uma aprendizagem dinâmica. Estes artigos devem seguir a seguinte estrutura: Título, Resumo (não estruturado com um máximo de 250 palavras), palavras-chave (3 a 6 palavras) e as seguintes secções: Introdução, Aplicação prática/ Implementação (indicações, metodologia, interpretação e impacto clínico), Referências bibliográficas (máximo de 40), 6-10 questões de escolha múltipla, cada uma com 4 opções de resposta e apenas uma resposta válida. O artigo pode conter no máximo 4500 palavras (excluindo da contagem o Título, o Resumo, as Palavras-chave, as Referências Bibliográficas, as Questões, as tabelas e as figuras e suas legendas) e pode conter até 5 tabelas e 5 figuras.

Notas Técnicas

Publicação de recomendações de práticas para os Técnicos de Radiologia, de Radioterapia e de Medicina Nuclear. Devem ser compostas por Título, Resumo (máximo 250 palavras, Palavras-chave (3 a 6 palavras), Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências Bibliográficas.  Podem incluir artigos sobre equipamentos, técnicas de imagem ou de abordagem terapêutica de relevo do ponto de vista técnico (máximo 4000 palavras, excluindo da contagem o Título, o resumo, as referências bibliográficas, as tabelas e as figuras e suas legendas).

Cartas ao Editor

Comentários relativos a artigos publicados na revista ou outros temas de interesse atual. No primeiro caso, devem ser recebidas até seis meses após a data da publicação do artigo em questão. O texto não poderá exceder 600 palavras, quatro autores e cinco referências bibliográficas. Podem incluir uma tabela ou uma figura. Não necessitam de resumo. Devem seguir a seguinte estrutura geral: identificar o artigo/justificar a sua redação; fornecer evidência pela literatura, citando as referências bibliográficas. As respostas dos autores devem respeitar as mesmas características. A atualidade das Cartas ao Editor está relacionada com a probabilidade da sua aceitação.

 

Instruções de Submissão

O conteúdo dos artigos é da exclusiva responsabilidade dos seus autores, aos quais compete respeitar e cumprir as normas e orientações de publicação da Revista Radiações. Assim como, caso seja aplicável, garantir a existência de parecer de comissão de ética, consentimento informado e/ou autorização institucional.

Por forma a uniformizar os documentos submetidos, a equipa editorial da Revista Radiações disponibiliza o ficheiro editável “Layout_Manuscrito.docx” (disponivel no separador Download de Documentos), para ser utilizado na preparação do manuscrito do artigo científico.

Regras de Redação

A elaboração do manuscrito deve obedecer às seguintes regras de redação:

  • Idioma de redação: Português (PT) ou Inglês (UK);
  • Resumo: apresenta resumo em Português (PT) e Inglês (UK);
  • Palavras-chave: apresentadas em Português (PT) e Inglês (UK);
  • São consideradas as regras do novo acordo ortográfico pelo que o Editor salvaguarda o seu direito de modificar os termos de Português do Brasil para Português de Portugal;
  • Não devem ser utilizados abreviaturas no título ou no resumo e o seu uso no texto deverá ser limitado.
  • As abreviaturas devem ser definidas na primeira menção, por extenso e a abreviatura entre parêntesis e usadas consistentemente depois disso.
  • Nas abreviaturas não devem ser colocados pontos a seguir a cada letra.

Regras de Formatação

A elaboração do manuscrito deve obedecer às seguintes regras de formatação:

  • Texto justificado;
  • Título do artigo apresenta tipo de letra Arial, tamanho 14, negrito, espaçamento entre linhas de 1,5;
  • Títulos das seções apresenta o tipo de letra Arial, tamanho 12, negrito, espaçamento entre linhas de 1,5;
  • Subtítulos das subseções apresentam o tipo de letra Arial, tamanho 11, negrito e itálico, espaçamento entre linhas de 1,5;
  • Corpo de texto, apresenta o tipo de letra Arial, tamanho 10, espaçamento entre linhas de 1,5;

Imagens, Gráficos e Tabelas

No que diz respeito às imagens, a elaboração do manuscrito deve obedecer às seguintes regras:

  • Para todas as imagens não originais, será exigida evidência das respetivas provas de copyright (referenciadas segundo a licença Creative Commons), o que já não se aplica a imagens originais do(s) autor(es). Quando aplicado, devem ser alvo de referência bibliográfica.
  • Embora seja aceitável que, em alguns casos, os autores realizem edição de imagens para torná-las mais claras e compreensíveis, a manipulação intencional com o propósito de adulteração da imagem não é permitida. Tal prática constitui uma violação da ética científica e será tratada de acordo com as diretrizes da revista. Ajustes de brilho, contraste ou equilíbrio de cores são permitidos, desde que não obscureçam ou eliminem nenhuma informação visível na imagem original.
  • Não é permitida a utilização de IA para a criação, aprimoramento ou manipulação de imagem, sendo a única exceção o uso de IA ou ferramentas assistidas por IA que fazem parte do design ou dos métodos de pesquisa (como em abordagens de imagem assistida por IA para gerar ou interpretar os dados de pesquisa subjacentes, por exemplo, no campo da imagem biomédica).
  • A definição mínima para as imagens é de 300 dpi.
  • Desenhos lineares digitalizados e desenhos lineares em formato bitmap devem ter uma resolução mínima de 1200 dpi.
  • As imagens devem ser numeradas de forma consecutiva de acordo com o seu aparecimento ao longo do texto.
  • As legendas das imagens deve ser breve, mas suficientemente explicativa e colocada na parte inferior.

No que diz respeito aos gráficos, a elaboração do manuscrito deve obedecer às seguintes regras:

  • Nos gráficos não devem existir linhas ou letras ilegíveis, sendo que uma largura mínima de 0,1 mm (0,3 pt) deve ser usada.
  • As legendas dos gráficos deve ser breve, mas suficientemente explicativa e colocada na parte inferior.
  • Para as notas explicativas nos gráficos devem ser utilizados os seguintes símbolos e sequência: *, †, ‡, §, ||, ¶, **, ††, ‡‡, a colocar no final da legenda.

No que diz respeito às tabelas, a elaboração do manuscrito deve obedecer às seguintes regras:

  • As tabelas devem ser enviadas como texto editável, e não como imagens, devendo ser colocadas dentro do manuscrito (próximo à parte do texto onde são mencionadas);
  • As tabelas devem ser numeradas de forma consecutiva, de acordo com sua aparição no texto. Deverá verificar-se se os dados apresentados não estão integralmente duplicados nos resultados já descritos no texto.
  • A legenda da tabela deve ser breve, mas suficientemente explicativa e colocada na parte superior.
  • Os autores devem colocar as notas explicativas no rodapé das tabelas e não na legenda.
  • Para as notas explicativas nas Tabelas devem ser utilizados os seguintes símbolos e sequência: *, †, ‡, §, ||, ¶, **, ††, ‡‡

Estilo Científico

  • O nome comercial de produtos farmacêuticos deve ser seguido do seu nome químico.
  • Unidades e medidas deverão ser expressas no Sistema Internacional.

Referências Bibliográficas

A Revista segue as normas do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e, por isso, emprega o estilo bibliográfico Vancouver para citação e referenciação.

Não obstante a consulta detalhada deste estilo bibliográfico apontam-se as regras principais deste estilo:

Citação ao longo do texto:

  • As referências deverão ser mencionadas de acordo com a ordem de referência no texto, com numeração em expoente (acima da linha), numeradas sequencialmente, pela ordem de citação no texto. Para menção de várias referências consecutivas deve usar-se o separador “-“ entre a primeira e última referência em questão. Para menção de várias não consecutivas deve usar-se o separador “,” entre as referências
  • Exemplo: This effect has been widely studied.1-3,7

Elaboração da secção “Referências”

Os autores devem ser identificados pelo apelido, seguido das iniciais dos nomes próprios, separados entre si por vírgulas. Exemplo: Shetty AS, Grajo JR

Caso haja mais de seis autores, serão indicados os primeiros seis seguidos de et al.. Exemplo: Shetty AS, Grajo JR, Decker S, Heitkamp DE, DeStigter KK, Mezwa DG, et al.

Regras para artigos publicados em Revistas:

  • 1. Apelido dos autores, seguido das iniciais dos nomes próprios; 2. Título completo do artigo; 3. Abreviatura do nome da Revista; 4. Ano de publicação; 5. Volume (em numeração árabe); 6. Número da primeira e última página. 7
  • Exemplo: Shetty AS, Grajo JR, Decker S, Heitkamp DE, DeStigter KK, Mezwa DG, et al. ABR core examination preparation: results of a survey of fourth-year radiology residents who took the 2013 examination. Acad Radiol. 2015;22:121-9.

Regras para Capítulos de Livros:

  • 1. Apelido dos autores, seguido das iniciais dos nomes próprios; 2. Título completo do artigo 3. Apelido e iniciais do nome próprio do Editor; 4. Título completo do livro; 5. Cidade da editora; 6. Ano de publicação; 7. Número da primeira e última página.
  • Exemplo: Brown B, Aaron M. The politics of nature. In: Smith J, editor. The rise of modern genomics. 3rd ed. New York: Wiley;2001. p 230-57.

Regra citação de Livro:

  • 1. Apelido dos autores, seguido das iniciais dos nomes próprios; 2. Título completo; 3. Cidade: Nome da Editora;  4.Ano de publicação.
  • Exemplo: Sahani DV. Abdominal imaging. Philadelphia:Saunders Elsevier; 2011

Homepage/Website:

  • Exemplo: Cancer-Pain.org [homepage na Internet]. New York: Association of Cancer Online Resources [consultado 2013 9 Jun]. Disponível em: http://www.cancer-pain.org/.

Regras de submissão

O processo de submissão do manuscrito é realizado através do envio de correio eletrónico para revistaradiacoes@atarp.pt com o assunto “Submissão Artigo – [NOME DO ARTIGO]”, submetido pelo Autor Para Correspondência.

No corpo do correio eletrónico deve vir identificando o contacto principal e secundário deste autor.

Anexado ao correio eletrónico devem ser enviados os seguintes documentos:

  • Folha de rosto – elaborado de acordo com o ficheiro disponibilizado para o efeito “Folha_Rosto.docx” devendo ser submetido no formato .docx (disponivel no separador Download de Documentos);
  • Manuscrito – elaborado de acordo com as regras definidas no guia para autores, estando disponível para download o ficheiro editável “Layout_Manuscrito.docx” devendo o manuscrito ser submetido em formato .docx identificado com “Manuscrito_[TITULO resumido].docx” (disponivel no separador Download de Documentos);
  • Declaração ético-legal de responsabilidade autoral e conflito de interesses – devidamente preenchida e assinada pelos autores, submetida em formato .pdf (disponivel no separador Download de Documentos).

 

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais