Vivemos tempos em que se exige mais do que presença: exige-se voz, união e resiliência. Assumir a presidência da ATARP é, antes de tudo, um compromisso com os profissionais que diariamente dão corpo e dignidade às profissões que representamos. É por todos vós — e convosco — que este mandato se quer diferente.
Este será um mandato ambicioso. Uma palavra que, por vezes, parece esquecida ou até desfasada da realidade, mas que carrega consigo a força necessária para elevar o associativismo, reconstruir pontes e desenhar um caminho comum. Ambição para defender com firmeza o que é nosso por direito: as nossas competências, o reconhecimento, a valorização e o respeito pelo saber e pela ética com que todos os dias prestamos cuidados de saúde.
A prevenção não é uma utopia, é preciso antecipar a doença.
Não prometemos soluções fáceis nem respostas apressadas. Prometemos, sim, trabalho sério, dedicação plena e escuta ativa. Esta Direção está — genuinamente — à distância de um telefonema, de um e-mail ou de uma mensagem. Estamos aqui para vos ouvir, para fazer e construir. Juntos.
Mas para fazer acontecer, precisamos de todos. E mesmo todos talvez não cheguem, porque o que está em causa é muito maior: é a criação de uma identidade profissional coesa, robusta e impactante, à altura da ciência, da tecnologia e da responsabilidade social que assumimos.
Esta não é uma missão de um grupo. É um movimento de muitos. De todos. Contamos convosco — porque estamos aqui inteiramente por vós.
Foi assim que tudo começou, será assim até ao último dia do nosso mandato.
Joana Madureira
Presidente da Direção da ATARP