Revista Radiações

Política Editorial

 

Idioma

A revista Radiações aceita a submissão de trabalhos nos idiomas português e inglês. Os títulos, os resumos e as palavras-chave têm a obrigatoriedade de ser apresentados nas duas línguas referidas.

 

Liberdade Editorial

É responsabilidade da ATARP - Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear nomear e destituir editores, e estabelecer um contrato com os editores, no momento da sua nomeação, no qual estejam claramente descritos seus direitos e deveres, autoridade, os termos gerais da nomeação e os mecanismos de resolução de conflitos. O desempenho do editor é avaliado por meio de indicadores mutuamente acordados.

A Revista Radiações adota a definição de liberdade editorial do ICMJE descrita pela World Association of Medical Editors, que afirma que o editor-chefe assume completa autoridade sobre o conteúdo editorial da revista como um todo e sobre a publicação do seu conteúdo. A ATARP enquanto proprietária da Revista Radiações não interfere no processo de avaliação, seleção, programação ou edição de qualquer manuscrito, tanto diretamente quanto pela manutenção de um ambiente que possa influenciar fortemente as decisões. O editor baseia as decisões editoriais na validade do trabalho e sua importância para os leitores, e não nas implicações comerciais que possam trazer para a revista, e tem liberdade para expressar visões críticas, mas responsáveis, sobre todos os aspetos das ciências da saúde e medicina sem medo de represálias.

 

Responsabilidade do Editor Chefe e equipa editorial

O Editor Chefe é responsável pela supervisão e coordenação do conteúdo científico da Revista Radiações, gere a equipa editorial e o fluxo das publicações.

Todos os artigos ou documentos enviados são inicialmente avaliados pelos membros da equipa editorial, onde é feita uma primeira avaliação de conformidade, de acordo com as instruções dadas aos autores. Os artigos e documentos podem ser recusados nesta fase, sem envio a revisores.

 

Exclusividade

Os artigos submetidos para publicação na Revista Radiações devem ser originais, sem publicações sobrepostas. O trabalho apresentado não poderá ser submetido simultaneamente a outra publicação, nem ter sido publicado, ainda que parcialmente, com exceção de publicações referentes a dissertações académicas ou apresentações de trabalhos científicos em contexto de eventos científicos.

 

Tipologia de Artigos

A Revista Radiações publica artigos nas seguintes tipologias:

Artigos originais de investigação

  • Estudos Experimentais
  • Estudos Observacionais
  • Ensaios Clínicos

Artigos de Revisão da Literatura

  • Revisão Sistemática
  • Meta análise

Casos Clínicos

Artigos de Educação Contínua

Notas Técnicas

Cartas ao Editor

 

Procedimento de Revisão

A Revista Radiações segue um rigoroso processo duplamente cego de revisão por pares.

Na fase de admissão, prévia ao processo de revisão, todos os manuscritos passam por uma avaliação do editor-chefe (avaliação pode ser delegada nos editores adjuntos) que os pode recusar, sem recurso a opinião dos revisores. A aceitação final é da responsabilidade do editor. No processo de revisão por pares, os artigos poderão ser:

  • Aceites sem alterações
  • Aceites com modificações minor
  • Aceites com modificações major
  • Rejeitados

 

Responsabilidade dos revisores

Os revisores apreciam a publicação científica, a metodologia e os resultados e a importância da sua publicação. Elaboram relatório com parecer, em conformidade com as normas editoriais da Radiações onde constem comentários e/ ou sugestões para os autores. Todos os revisores cumprem as normas éticas e estão obrigados a manter sigilo sobre os artigos que lhe são enviados.

 

Politica de Acesso Livre

Todos os artigos publicados na revista Radiações são de acesso livre e atendem aos requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros, esta revista rege-se pelos termos da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo aos utilizadores ler, efetuar o download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, vincular artigos na íntegra, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor. Trata-se de uma licença de acordo com a definição de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).

 

Política de Preservação Digital

Esta revista encontra-se digitalmente preservada através do serviço da plataforma onde se encontra alojada.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao continuar a utilizar o website, assumimos que concorda com o uso de cookies. Aceito Ler Mais