Âmbito
A Revista Radiações é uma revista científica promovida pela ATARP - Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear, cujo principal objetivo é promover e disseminar a investigação e o conhecimento científico de elevada qualidade realizado por Técnicos de Radiologia, de Radioterapia e de Medicina Nuclear, relacionados com os diversos aspetos das áreas de diagnóstico e terapia levados a cabo pelos colegas.
Tem uma periocidade quadrimestral e é publicada nos meses de abril, agosto e dezembro.
Tem como missão a publicação de trabalhos científicos originais na área das ciências da saúde e da imagem médica e radioterapia. A valorização e promoção da qualidade científica, assim como a imparcialidade e a ética, são pilares fundamentais para a publicação com referência às boas práticas editoriais.
Suplementos
Não obstante o principal objetivo da revista, pretende-se dar a conhecer aos profissionais das áreas que a ATARP representa, uma imagem clara e singular do papel das profissões e do impacto que manifesta a nível nacional e internacional. Para tal, proporcionamos juntamente com as edições, a publicação de Suplementos como entrevistas com personalidades de renome das nossas profissões, publicações acerca dos fluxos de trabalho dos colegas, com o “Dia-a-dia com…”, assim como estabelecemos a ligação com os nossos associados e demais, através da divulgação das ações formativas e de trabalho da ATARP.
Histórico da Revista
Este projeto iniciou-se com a publicação das edições da Radiações em junho de 2020. Foi inicialmente criada com o objetivo de se dirigir aos associados da ATARP, no formato digital e online e de acesso fechado para os mesmos.
Em dezembro de 2021, a Radiações sofreu uma remodelação de design e a constituição de uma coordenação editorial mais coesa abraçou este projeto para que se tornasse mais impactante e acessível, sem qualquer custo, a todos os associados e não associados, estudantes e profissionais das áreas das ciências da saúde e da imagem médica e radioterapia.
Política Editorial
Serão contemplados para publicação artigos de investigação original, de revisão sistemática, de opinião, short paper, cartas ao editor, estudos de casos clínicos e notas técnicas.
A revista aceita a submissão de trabalhos nos idiomas português e inglês. Os títulos, os resumos e as palavras-chave têm a obrigatoriedade de ser apresentados nas duas línguas referidas, caso o idioma originar não seja o inglês.
Artigos Originais/Investigação
Relatam um trabalho original com uma abordagem de evidência prática referente a investigação e com resultados significativos e conclusivos. Os artigos submetidos para esta categoria devem seguir o formato científico standard: Resumo (250 palavras), Palavras-Chave, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências Bibliográficas (Máximo 3500 palavras, excluindo referências bibliográficas e tabelas).
Artigos de Revisão Sistemática
Destinam-se a abordar de forma aprofundada o estado atual do conhecimento referente a temas de importância, com avaliação de um conjunto de dados provenientes de diferentes estudos. Devem ser elaborados segundo a estrutura de: Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas. Não deverão exceder as 4000 palavras, excluindo resumo, referências e tabelas. O resumo deve conter um máximo de 300 palavras.
Artigos de Opinião
Destinados a críticas construtivas sobre a atualidade na saúde, comunidade ou prática clínica. Não devem exceder as 1500 palavras, nem conter tabelas ou figuras. Máximo de 5 referências bibliográficas. Não necessitam de resumo.
Short Paper
Os Short Paper apresentam algumas conclusões, pertinentes para divulgação, no contexto de investigação ainda em curso (research in progress). Ainda que não exija estrutura rígida, deverá incluir, pelo menos, uma Introdução (inclui objetivo), Metodologia e Discussão. (Máximo 1500 palavras, excluindo referências bibliográficas e legendas).
Cartas ao Editor
São comentários relativos a artigos publicados na revista ou outros temas de interesse atual. No primeiro caso devem ser recebidas até seis meses após a data da publicação do artigo em questão. O texto não poderá exceder 600 palavras, quatro autores e cinco referências bibliográficas. Podem incluir uma tabela/figura. Não necessitam de resumo. Devem seguir a seguinte estrutura geral: identificar o artigo; justificar a sua redação; fornecer evidência (pela literatura ou experiência pessoal); fornecer uma súmula; citar referências. As respostas dos Autores devem respeitar as mesmas características. A atualidade das Cartas ao Editor está relacionada com a probabilidade da sua aceitação.
Estudos de Casos Clínicos
Neste formato considera-se para publicação artigos sobre Casos Clínicos de interesse para Técnicos de Radiologia, de Radioterapia e de Medicina Nuclear referentes à sua prática clínica. Estes artigos devem, preferencialmente, ser acompanhados por uma imagem e seguir a estrutura de Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Conclusão e Referências Bibliográficas caso se aplique (Máximo 1000 palavras).
Notas Técnicas
Notas Técnicas podem incluir artigos sobre equipamentos ou técnicas de imagem ou de abordagem terapêutica de relevo do ponto de vista técnico (Máximo 1000 palavras).
Política de Acesso Livre
Todos os artigos publicados na revista Radiações são de acesso livre e atendem aos requisitos das agências de financiamento ou instituições académicas. Relativamente à utilização por terceiros, esta revista rege-se pelos termos da licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0). Permite aos utilizadores ler, efetuar o download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, ou vincular artigos na íntegra, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem pedir permissão prévia ao editor ou ao autor. Trata-se de uma licença de acordo com a definição de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Política de Preservação Digital
Esta revista encontra-se digitalmente preservada através do serviço do Public Knowledge Project (PKP).
Sobre a Editora
A Revista Radiações é uma revista científica editada pela ATARP - Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear. A ATARP é uma Associação com as suas bases lançadas em 1968 e tem evoluído desde a sua origem e acompanhado o desenvolvimento das profissões que a constituem, unindo os Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear. Incluindo, também, os novos licenciados em Imagem Médica e Radioterapia. A ATARP pretende, assim, reforçar a importância de uma associação inclusiva que aproxima todos os profissionais destas áreas, de todo o país, promovendo atividades formativas e de incentivo à investigação.
Visite o website da ATARP aqui.
Endereço
Torre Arnado - Rua João de Ruão, 12 | 3000-229 Coimbra
revistaradiacoes@atarp.pt | www.atarp.pt
ISSN N.º 2184-769X
Equipa Editorial
EDITORA
ATARP – Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear
EDITOR CHEFE
Edgar Lemos Pereira https://orcid.org/0000-0002-8368-1643
BSc Hons Medicina Nuclear, MSc Química Bioorgânica, Professor Adjunto na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, Portugal
EDITORES ADJUNTOS
Cláudia Lopes Coelho https://orcid.org/0000-0002-4315-6617
BSc Hons Radioterapia, MSc Tecnologias da Imagem Médica, Técnica de Radioterapia no Instituto Português de Oncologia do Porto FG, EPE, Portugal
Cátia Cunha https://orcid.org/0000-0002-9110-8978
BSc Hons Radioterapia, MSc Gestão Serviços de Saúde, Técnica Radioterapia no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, EPE, Vila Real, Portugal
Liliana Veiga https://orcid.org/0000-0002-3425-1962
BSc Hons Radiologia, Técnica de Radiologia no Hospital Distrital de Santarém, EPE, Portugal
COORDENAÇÃO EDITORIAL
Altino Jorge Cunha https://orcid.org/0000-0002-2975-4506
BSc Hons Radiologia, MSc Radiologia Osteoarticular, Técnico de Radiologia na Unidade Local de Saúde do Nordeste, Bragança, Portugal
Ana Cristina Geão https://orcid.org/0000-0003-0587-771X
BSc Hons Medicina Nuclear, MSc Engenharia Física Tecnológica, Técnica de Medicina Nuclear no Hospital Cuf Descobertas, Lisboa, Portugal
Joana Madureira
BSc Hons Radiologia, Técnica de Radiologia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Portugal
Lisa Olo https://orcid.org/0000-0002-0419-336X
BSc Hons Medicina Nuclear, Técnica de Medicina Nuclear na Unilabs, Portugal
Maria João Rosa https://orcid.org/0000-0002-1213-0473
BSc Hons Radioterapia, Técnica de Radioterapia na Mercurius Health, Portugal
Rute Santos https://orcid.org/0000-0002-1078-6145
BSc Hons Radiologia, MSc Educação para a Saúde, PhD Motricidade Humana, Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra - Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal
Selma Moreira https://orcid.org/0000-0002-0871-1750
BSc Hons Medicina Nuclear, Técnica de Medicina Nuclear no Instituto Português de Oncologia do Porto, Portugal
Serafim Pinto https://orcid.org/0000-0002-7924-2007
BSc Hons Radioterapia, Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, Portugal
ADMINISTRAÇÃO, REDAÇÃO E SECRETARIADO
Revista Radiações
Órgão e Propriedade da ATARP - Associação Portuguesa dos Técnicos de Radiologia, Radioterapia e Medicina Nuclear
Torre Arnado - Rua João de Ruão, 12 | 3000-229 Coimbra
DESIGN GRÁFICO
Levina Sá
Declaração Ético-Legal, de Responsabilidade e Conflito de Interesses
Os autores que publicam na Revista Radiações devem assinar uma Declaração Ético-Legal, de Responsabilidade Autoral e Conflito de Interesses. Ao assinarem a declaração, os/as autores/as afirmam que:
a) O artigo a ser submetido à Revista Radiações é original, não se encontra publicado em qualquer outra revista, livro de atas ou capítulo de livro e não está atualmente em apreciação, na íntegra ou em partes, por outra revista;
b) Os/as autores/as conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC-BY-NC-SA que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
c) O artigo não tem plágio e cumpre com rigor os processos de referenciação e citação estabelecidos pela Revista;
d) O artigo descreve com precisão, na metodologia, o cumprimento de todos os aspectos ético-legais para realização da investigação;
e) Todos/as os/as autores/as do artigo assumem total responsabilidade por qualquer má prática inerente aos princípios acima descritos, ou quaisquer outros que prejudiquem a dignidade científica da Revista e os princípios de rigor da comunidade científica;
f) A aprovação de uma instituição deve ser apresentada (se aplicável);
g) O parecer da Comissão de Ética deve ser apresentado (se aplicável);
h) Não possuem conflitos de interesse (pessoais, comerciais, académicos, políticos ou financeiros);
i) Todos os apoios financeiros e materiais recebidos para o desenvolvimento da investigação estão descritos no texto.
Todos os autores devem ler e concordar com as condições apresentadas nesta declaração e concordar com o facto de o autor correspondente poder assinar em seu nome. Deve ser validada, juntamente com o artigo a ser submetido, a Declaração Ético-Legal, de Responsabilidade Autoral e Conflito de Interesses.
Procedimento Editorial
A Revista Radiações efetua todo o seu processo de gestão do fluxo editorial, desde a submissão até à publicação.
Apresenta um processo de revisão por pares aberto, percorrendo cada artigo um ciclo de 5 fases da submissão à divulgação, com tempos médios definidos num total de 90 dias. Os/As autores/as acompanham o processo de evolução do manuscrito ao longo de todo o processo editorial.
O procedimento editorial é efetuado em 5 fases principais.
1 - Pré-análise: Todos os artigos submetidos para publicação na plataforma da revista serão objeto de uma análise preliminar por parte do editor-chefe e editor-adjunto da revista que verificam se o artigo tem condições para entrar no processo de revisão por pares. Verificam-se todos os itens da checklist que constam no módulo Instruções para Autores, que assentam sobretudo na estrutura e princípios normativos. Observadas estas condições, o conteúdo dos trabalhos é submetido a deteção de plágio através da ferramenta Copyspider. Em caso de suspeita de conduta inadequada, o(s) autor(es) é/são contactado(s) pelo Editor-Chefe para o esclarecimento das questões ou das dúvidas suscitadas. O texto poderá ou não prosseguir para avaliação por pares em função do resultado desse processo, cabendo essa decisão ao Editor-Chefe. Se o artigo for recomendado para entrar no processo de revisão por pares passa à fase seguinte.
2 – Revisão por pares: O artigo é enviado a 2 revisores especializados no tema do artigo em avaliação. Sempre que não se observar acordo entre os 2 revisores, o artigo é enviado para um terceiro. Para saber mais sobre o processo de revisão, aceda ao módulo Processo de Revisão por Pares.
Após resposta dos autores a todas as recomendações dos revisores (caso se aplique), o artigo é analisado pelo editor-chefe e editores-adjuntos da revista. A estes compete verificar se o artigo tem condições para ser publicado, comparando o artigo antes da revisão com o artigo modificado pelos autores em função das recomendações propostas pelos revisores. Caso o artigo esteja em condições de ser publicado prossegue para a fase de Correção Final. Caso contrário, o artigo é rejeitado.
3 – Correção Final: Os técnicos de documentação verificam o formato normativo das referências bibliográficas e os tradutores verificam o idioma dos abstracts. Seguidamente o texto científico é verificado em fase de Revisão final pelo editor-chefe e editores-adjuntos da revista. O texto científico é verificado sob o ponto de vista morfológico e sintático.
4 – Maquetização: Os artigos são maquetizados pela equipa.
O autor recebe as provas maquetizadas do artigo antes da publicação. As provas devem ser verificadas, validadas, e devolvidas pelos autores à revista num período de 48 horas.
NB: Em situação de não receção das provas no tempo estabelecido, o Editor não se responsabiliza por qualquer erro ou omissão que possa ser publicado.
5 – Publicação e Disseminação: Finalmente os artigos ficam disponíveis na página da revista em acesso livre.
Quando um artigo chega à fase de Produção, não fica assegurada a sua publicação imediata. A publicação depende do volume de artigos entrados e aceites sequencialmente para publicação.
Condições para Submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- O artigo a ser submetido à Revista Radiações é original, não se encontra publicado em qualquer outra revista, livro de atas ou capítulo de livro e não está atualmente em apreciação, na íntegra ou em partes, por outra revista;
- O artigo não tem plágio e cumpre com rigor os processos de referenciação e citação estabelecidos pela Revista;
- O artigo descreve com precisão, na metodologia, o cumprimento de todos os aspetos ético-legais para realização da investigação;
- Todos os autores do artigo assumem total responsabilidade por qualquer má prática inerente aos princípios acima descritos, ou quaisquer outros que prejudiquem a dignidade científica da Revista e os princípios de rigor da comunidade científica;
- Existência de autorização institucional (se aplicável);
- Os autores reconhecem que são responsáveis pelo conteúdo dos artigos submetidos à revista;
- Existência de parecer da Comissão de Ética, sempre que necessário;
- O respeito pelos princípios dos conflitos de interesse:
- Os autores assinam e anexam na submissão a Declaração Ético-Legal, de Responsabilidade e Conflito de Interesses (Declaração Modelo Direitos de Autor);
- Os autores submetem o artigo de acordo com os templates disponibilizados (Folha de Rosto e Template Manuscrito – Revista Radiações);
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores.
Instruções para Autores
O conteúdo dos artigos é da exclusiva responsabilidade dos seus autores, aos quais compete respeitar e cumprir as normas e orientações de publicação da Revista Radiações. Assim como, caso seja aplicável, garantir a existência de parecer de comissão de ética e/ou autorização institucional.
A Revista segue as normas do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e, por isso, emprega o estilo bibliográfico Vancouver para citação e referenciação.
Regras de Redação
- Idioma de redação: Português ou Inglês;
- Texto justificado (exceção para legendas de figuras ou tabelas, que poderão ser centradas na página);
- Título do manuscrito apresenta tipo de letra Arial, tamanho 14, negrito;
- Títulos das secções deverão utilizar o tipo de letra Arial, tamanho 12, apresentados a negrito;
- Subtítulos das subsecções apresentam também o tipo de letra Arial, a negrito e itálico, mas com tamanho 11;
- No corpo de texto, o tipo de letra deverá ser Arial, tamanho 11, espaçamento entre linhas de 1,5;
- Para todas as imagens não originais, será exigida evidência das respetivas provas de copyright, o que já não se aplica a imagens originais do(s) autor(es);
- São consideradas as regras do novo acordo ortográfico pelo que o Editor salvaguarda o seu direito de modificar os termos de Português do Brasil para Português de Portugal;
- O documento a submeter terá de ser enviado em formato word, segundo o template aqui.
Estrutura do Artigo
Artigos Originais/Investigação
Relatam um trabalho original com uma abordagem de evidência prática referente a investigação e com resultados significativos e conclusivos. Os artigos submetidos para esta categoria devem seguir o formato científico standard: Resumo (250 palavras), Palavras-Chave, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão, Referências Bibliográficas (Máximo 3500 palavras, excluindo referências bibliográficas e tabelas).
Artigos de Revisão Sistemática
Destinam-se a abordar de forma aprofundada o estado atual do conhecimento referente a temas de importância, com avaliação de um conjunto de dados provenientes de diferentes estudos. Devem ser elaborados segundo a estrutura de: Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Materiais e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências Bibliográficas. Não deverão exceder as 4000 palavras, excluindo resumo, referências e tabelas. O resumo deve conter um máximo de 300 palavras.
Artigos de Opinião
Destinados a críticas construtivas sobre a atualidade na saúde, comunidade ou prática clínica. Não devem exceder as 1500 palavras, nem conter tabelas ou figuras. Máximo de 5 referências bibliográficas. Não necessitam de resumo.
Short Paper
Os Short Paper apresentam algumas conclusões, pertinentes para divulgação, no contexto de investigação ainda em curso (research in progress). Ainda que não exija estrutura rígida, deverá incluir, pelo menos, uma Introdução (inclui objetivo), Metodologia e Discussão. (Máximo 1500 palavras, excluindo referências bibliográficas e legendas).
Cartas ao Editor / Letters to the editor
São comentários relativos a artigos publicados na revista ou outros temas de interesse atual. No primeiro caso devem ser recebidas até seis meses após a data da publicação do artigo em questão. O texto não poderá exceder 600 palavras, quatro autores e cinco referências bibliográficas. Podem incluir uma tabela/figura. Não necessitam de resumo. Devem seguir a seguinte estrutura geral: identificar o artigo; justificar a sua redação; fornecer evidência (pela literatura ou experiência pessoal); fornecer uma súmula; citar referências. As respostas dos Autores devem respeitar as mesmas características. A atualidade das Cartas ao Editor está relacionada com a probabilidade da sua aceitação.
Estudos de Casos Clínicos
Neste formato considera-se para publicação artigos sobre Casos Clínicos de interesse para Técnicos de Radiologia, de Radioterapia e de Medicina Nuclear referentes à sua prática clínica. Estes artigos devem, preferencialmente, ser acompanhados por uma imagem e seguir a estrutura de Resumo, Palavras-Chave, Introdução, Conclusão e Referências Bibliográficas caso se aplique (Máximo 1000 palavras).
Notas técnicas
Notas Técnicas podem incluir artigos sobre equipamentos ou técnicas de imagem ou de abordagem terapêutica de relevo do ponto de vista técnico (Máximo 1000 palavras).
PROCEDIMENTO DE SUBMISSÃO E REVISÃO
O processo de submissão exige o envio do documento via correio eletrónico para revistaradiacoes@atarp.pt, com o assunto “TIPO DE ARTIGO_NOME”.
Processo de Revisão
A revista segue o processo de revisão por pares aberta, estando a decisão de publicar dependente do parecer favorável de dois revisores. Neste processo, o revisor e o autor são conhecidos entre si durante o processo de revisão e os nomes dos revisores são publicados na página do artigo. Tem a finalidade de obter maior transparência durante e após o processo de avaliação.
Todos os artigos ou documentos enviados são inicialmente avaliado pelos membros da equipa editorial, onde é feita uma primeira avaliação de conformidade, de acordo com as instruções aos autores. Os artigos e documentos podem ser recusados nesta fase, sem envio a revisores.
A análise efetuada pelos revisores deve ser orientada pelas normas editoriais da Radiações.
No processo de revisão por pares, os revisores preenchem o documento que contém as diretrizes para a revisão, disponível no website da ATARP.
Os revisores são solicitados a efetuar uma das seguintes recomendações:
-
Aceitar o artigo;
-
Aceitar após revisão (correções propostas pelos revisores);
-
Rejeitar (artigo com falhas graves, acompanhado da devida justificação do resultado da revisão).
Se não existir concordância entre os dois revisores, é solicitada a avaliação a um terceiro revisor. A decisão final de aceitação ou de rejeição é do Editor-Chefe e Editores-Adjuntos da revista.
CRedit - Taxonomia para Contribuição de Autores
A informação sobre a contribuição individual de cada autor numa produção científica tem de ser colocada na folha de rosto do artigo, conforme template disponibilizado aqui. Para isso, os/as autores/as devem utilizar a metodologia denominada “Contributor Roles Taxonomy” (CRedit) – https://credit.niso.org/
A taxonomia CRedit surgiu por se considerar que a maioria das convenções sobre a contribuição individual dos autores não representa a variedade de funções que os investigadores têm para os artigos. Desta forma, CRedit é uma taxonomia, que representa a contribuição de cada autor em 14 funções específicas. As 14 funções são as seguintes:
1- Concetualização: ideias, formulação ou evolução de objetivos e metas abrangentes da investigação;
2- Curadoria dos dados: atividades de gestão no que respeita à produção de metadados, limpeza e manutenção de dados de pesquisa (incluindo código de software) para utilização inicial e reutilização;
3- Análise formal: aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo;
4- Aquisição de financiamento: aquisição de apoio financeiro ao projeto;
5- Investigação: realização de um processo de investigação, executando especificamente as experiências e a recolha de dados/evidências;
6- Metodologia: desenvolvimento ou desenho da metodologia e/ou criação de modelos;
7- Administração do projeto: responsabilidade de gestão e coordenação pelo planeamento e execução das atividades de investigação;
8- Recursos: fornecimento de materiais de estudo, materiais, amostras de laboratório, instrumentos, recursos de computação ou outras ferramentas de análise;
9- Software: programação, desenvolvimento de software, conceção de programas de computador, implementação do código de computador e algoritmos de suporte, teste de componentes de código existentes;
10- Supervisão: responsabilidade de supervisão e liderança pelo planeamento e execução da atividade de investigação, incluindo orientação externa à equipa principal;
11- Validação: verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicabilidade geral dos resultados e das experiências e outros resultados de investigação;
12- Visualização: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado;
13- Redação do rascunho original: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, redação específica do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva);
14- Redação – revisão e edição: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por pessoas do grupo de pesquisa original, revisão crítica, comentário ou revisão, incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.
Esta informação deve constar na folha de rosto do artigo, tal como indicado no template disponível aqui.
Declaração de Direitos de Autor
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da primeira publicação nesta revista, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
Processo de Revisão por Pares
A revista segue o processo de revisão por pares aberta, estando a decisão de publicar dependente do parecer favorável de dois revisores.
Neste processo, o revisor e o autor são conhecidos entre si durante o processo de revisão e os nomes dos revisores são publicados na página do artigo. Tem a finalidade de obter maior transparência durante e após o processo de avaliação.
Antes de iniciar a Revisão
Antes de aceitar e iniciar o processo de revisão do artigo, o revisor deve considerar:
- O artigo corresponde à sua área de especialização? Aceite apenas se considerar que pode disponibilizar uma revisão de qualidade.
- Existe algum potencial conflito de interesses?
- Tem tempo disponível? Tenha em mente que rever um artigo pode ser muito trabalhoso. Antes de se comprometer com a revisão, certifique-se que consegue cumprir o prazo indicado.
- O trabalho do revisor é a título de voluntariado, sendo a retribuição apenas o sentimento de contributo para a ciência.
- Os revisores têm a função essencial de auxiliar o editor a decidir se um artigo cumpre com os requisitos, ou não, para a publicação. O seu parecer não é vinculativo.
Prazos
Ao revisor é enviado uma cópia digital com a informação do tempo pretendido para a revisão do artigo que lhe foi destinado, mediante as regras determinadas e o seu parecer final. Em caso de impossibilidade da avaliação ou de cumprimento de prazos, espera-se que o revisor informe o corpo editorial, possibilitando a atribuição de algum outro revisor ou um ajuste na equipa de revisores.
Processo de Revisão
Os revisores, deverão guardar confidencialidade e que apreciarão o conteúdo do artigo e a importância da sua publicação.
Todos os artigos ou documentos enviados são inicialmente avaliado pelos membros da equipa editorial, onde é feita uma primeira avaliação de conformidade, de acordo com as instruções aos autores. Os artigos e documentos podem ser recusados nesta fase, sem envio a revisores.
A análise efetuada pelos revisores deve ser orientada pelas normas editoriais da Radiações.
No processo de revisão por pares, os revisores preenchem o documento que contém as diretrizes para a revisão, disponível aqui.
Os revisores são solicitados a efetuar uma das seguintes recomendações:
- Aceitar o artigo;
- Aceitar após revisão (correções propostas pelos revisores);
- Rejeitar (artigo com falhas graves, acompanhado da devida justificação do resultado da revisão).
Se não existir concordância entre os dois revisores, é solicitada a avaliação a um terceiro revisor. A decisão final de aceitação ou de rejeição é do Editor-Chefe e Editores-Adjuntos da revista.
Declaração de Privacidade
Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.