Condições para Submissão
O processo de submissão exige o envio do documento via correio eletrónico para revistaradiacoes@atarp.pt com o assunto “TIPO DE ARTIGO_NOME”, identificando o contacto principal e secundário no corpo do e-mail.
Os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão dos trabalhos em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- O artigo a ser submetido à Revista Radiações é original, não se encontra publicado em qualquer outra revista, livro de atas ou capítulo de livro e não está atualmente em apreciação, na íntegra ou em partes, por outra revista;
- O artigo não tem plágio e cumpre com rigor os processos de referenciação e citação estabelecidos pela Revista;
- Quando os autores utilizam Inteligência Artificial (IA) generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de escrita, estas tecnologias devem ser usadas apenas para melhorar a legibilidade e a linguagem do trabalho. A aplicação da tecnologia deve ser realizada com supervisão e controlo humano, e os autores devem rever e editar cuidadosamente o resultado, pois a IA pode gerar conteúdos incorretos, incompletos ou tendenciosos. Os autores são, em última instância, responsáveis pelo conteúdo do trabalho. Os autores devem divulgar e assinalar no seu manuscrito o uso de IA e de tecnologias assistidas por IA, e uma declaração será incluída no trabalho publicado antes das referências bibliográficas, onde conste a(s) ferramenta(s) utilizada(s) e a função da mesma no documento. A declaração do uso destas tecnologias promove a transparência e a confiança entre autores, leitores, revisores, editores e colaboradores, além de facilitar o cumprimento dos termos de utilização da ferramenta ou tecnologia relevante. A IA e as tecnologias assistidas por IA não devem ser listadas como autoras ou co-autoras;
- O artigo descreve com precisão, na metodologia, o cumprimento de todos os aspetos ético-legais para realização da investigação;
- Todos os autores do artigo assumem total responsabilidade por qualquer má prática inerente aos princípios acima descritos, ou quaisquer outros que prejudiquem a dignidade científica da Revista e os princípios de rigor da comunidade científica;
- Existência de autorização institucional (se aplicável);
- Os autores reconhecem que são responsáveis pelo conteúdo dos artigos submetidos à revista;
- Existência de parecer da Comissão de Ética, sempre que necessário;
- O respeito pelos princípios do conflito de interesses: os autores assinam e anexam na submissão a Declaração Ético-Legal, de Responsabilidade e Conflito de Interesses (Anexo 1);
- Os autores submetem o artigo de acordo com as regras, padrões de estilo e requisitos bibliográficos da revista.
Instruções para Autores
O conteúdo dos artigos é da exclusiva responsabilidade dos seus autores, aos quais compete respeitar e cumprir as normas e orientações de publicação da Revista Radiações. Assim como, caso seja aplicável, garantir a existência de parecer de comissão de ética, consentimento informado e/ou autorização institucional.
Regras de Redação
- Idioma de redação: Português ou Inglês;
- Texto justificado;
- Título do artigo apresenta tipo de letra Arial, tamanho 14, negrito;
- Títulos das seções deverão utilizar o tipo de letra Arial, tamanho 12, apresentados a negrito;
- Subtítulos das subseções apresentam também o tipo de letra Arial, a negrito e itálico, mas com tamanho 11;
- No corpo de texto, o tipo de letra deverá ser Arial, tamanho 10, espaçamento entre linhas de 1,5;
- Para todas as imagens não originais, será exigida evidência das respetivas provas de copyright (referenciadas segundo a licença Creative Commons), o que já não se aplica a imagens originais do(s) autor(es). Embora seja aceitável que, em alguns casos, os autores realizem edição de imagens para torná-las mais claras e compreensíveis, a manipulação intencional com o propósito de adulteração da imagem não é permitida. Tal prática constitui uma violação da ética científica e será tratada de acordo com as diretrizes da revista. Ajustes de brilho, contraste ou equilíbrio de cores são permitidos, desde que não obscureçam ou eliminem nenhuma informação visível na imagem original. Não é permitida a utilização de IA para a criação, aprimoramento ou manipulação de imagem, sendo a única exceção o uso de IA ou ferramentas assistidas por IA que fazem parte do design ou dos métodos de pesquisa (como em abordagens de imagem assistida por IA para gerar ou interpretar os dados de pesquisa subjacentes, por exemplo, no campo da imagem biomédica). A definição mínima para as imagens é de 300 dpi. As imagens devem ser numeradas de forma consecutiva de acordo com o seu aparecimento ao longo do texto.
- Em relação aos gráficos não devem existir linhas ou letras ilegíveis, sendo que uma largura mínima de 0,1 mm (0,3 pt) deve ser usada. Desenhos lineares digitalizados e desenhos lineares em formato bitmap devem ter uma resolução mínima de 1200 dpi.
- Em relação às tabelas devem ser enviadas como texto editável, e não como imagens, podendo ser colocadas dentro do manuscrito (próximo à parte do texto onde são mencionadas) ou em páginas separadas no final da publicação. As tabelas devem ser numeradas de forma consecutiva, de acordo com sua aparição no texto. Deverá verificar-se se os dados apresentados não estão integralmente duplicados nos resultados já descritos no texto.
- São consideradas as regras do novo acordo ortográfico pelo que o Editor salvaguarda o seu direito de modificar os termos de Português do Brasil para Português de Portugal;
- A Revista segue as normas do International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE) e, por isso, emprega o estilo bibliográfico Vancouver para citação e referenciação.
CRedit - Taxonomia para Contribuição de Autores
A informação sobre a contribuição individual de cada autor numa produção científica tem de ser colocada na folha de rosto do artigo, conforme template disponibilizado aqui. Para isso, os/as autores/as devem utilizar a metodologia denominada “Contributor Roles Taxonomy” (CRedit) – https://credit.niso.org/
A taxonomia CRedit surgiu por se considerar que a maioria das convenções sobre a contribuição individual dos autores não representa a variedade de funções que os investigadores têm para os artigos. Desta forma, CRedit é uma taxonomia, que representa a contribuição de cada autor em 14 funções específicas. As 14 funções são as seguintes:
1- Concetualização: ideias, formulação ou evolução de objetivos e metas abrangentes da investigação;
2- Curadoria dos dados: atividades de gestão no que respeita à produção de metadados, limpeza e manutenção de dados de pesquisa (incluindo código de software) para utilização inicial e reutilização;
3- Análise formal: aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar os dados do estudo;
4- Aquisição de financiamento: aquisição de apoio financeiro ao projeto;
5- Investigação: realização de um processo de investigação, executando especificamente as experiências e a recolha de dados/evidências;
6- Metodologia: desenvolvimento ou desenho da metodologia e/ou criação de modelos;
7- Administração do projeto: responsabilidade de gestão e coordenação pelo planeamento e execução das atividades de investigação;
8- Recursos: fornecimento de materiais de estudo, materiais, amostras de laboratório, instrumentos, recursos de computação ou outras ferramentas de análise;
9- Software: programação, desenvolvimento de software, conceção de programas de computador, implementação do código de computador e algoritmos de suporte, teste de componentes de código existentes;
10- Supervisão: responsabilidade de supervisão e liderança pelo planeamento e execução da atividade de investigação, incluindo orientação externa à equipa principal;
11- Validação: verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicabilidade geral dos resultados e das experiências e outros resultados de investigação;
12- Visualização: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado;
13- Redação do rascunho original: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado, redação específica do rascunho inicial (incluindo tradução substantiva);
14- Redação – revisão e edição: preparação, criação e/ou apresentação do trabalho publicado por pessoas do grupo de pesquisa original, revisão crítica, comentário ou revisão, incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.
Esta informação deve constar na folha de rosto do artigo, tal como indicado no template disponível aqui.
Declaração de Direitos de Autor
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores e autoras têm permissão e são estimulado/as a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), com reconhecimento da primeira publicação nesta revista, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
- Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.